GO UP
Sao Giaoi de Nazare header - Origenes de Europa

Igreja de São Gião – Nazaré

Portugal, Quinta de São Gião, freguesia de Famalicão (Nazaré)

Igreja de São Gião – Nazaré

per person
DESCRIÇÃO E ANÁLISE FORMAL

Insere-se numa exploração agrícola, adossado a outro edifício mais recente, a cerca de 600 metros do mar, numa língua de terra arável, entre o areal e uma encosta rochosa. Visigothic church from the 7th c. modified in the 12th c. in romanesque style.

Planta rectangular; volume simples coberto por telhado de 2 águas. Fachada principal virada a NO., com empena triangular, rasgada por porta de vão rectangular, com lintel encimado por arco a meio ponto adintelado, rematado por fresta; na fachada oposta reconhece-se o arranque de uma abóbada a berço rebaixado, contornando um arco ultrapassado cujo vão está tapado com tábuas; na parede O. rasga-se uma fresta e um nicho, adossando-se à parte terminal uma armação em madeira, protegendo a dupla arcada aí posta a descoberto.

O interior, com tecto em madeira com travamento à vista, é dividido por uma parede transversal que sobe até ao telhado, em que se rasgam 3 arcos peraltados, uma porta e 2 vãos laterais assentes em muretes, a cerca de 1m do primitivo pavimento (a iconóstase), com uma abertura quadrangular perto do telhado; nas paredes laterais do transepto arcos duplos peraltados, apoiando-se em coluna monolítica central e lateralmente em impostas, com relevos (quadrifólios e SS); na parede NO.

Rasga-se o arco peraltado, que dava acesso à capela-mor, quadrangular (cujos alicerces foram descobertos nas escavações) assente em impostas, com palmas esculpidas. No chão distinguem-se restos de um pavimento em «opus signinum” (MENDONÇA E SILVEIRA, (1992;2004:1 e 2).

VIRGILIO LOPES

    1

    Tour Location

    Igreja de São Gião - Nazaré
    Outros monumentos e locais a visitarCapilla da Memoria, Santuario de Nuestra Señora de Nazaré, Mirador del Suberco, Fuerte de San Miguel
    Herança natural
    Recreações Históricas
    Festival de Interesse Turísticot
    Feiras
    Guias EspecializadosSim, Nazaré
    Guias Especializados
    Visitas GuiadasSim, Nazaré
    AcomodaçõesNazaré: Hotel Magic, Hotel Miramar
    RestaurantesNazaré: A rosa dos Ventos, A Lanterna
    Arte
    Bibliografia
    Vídeos Youtube
    Local na rede Internet
    Monumento ou local a visitarIgreja de São Gião - Nazaré
    EstiloLate Antiquity and Pre-Romanesque
    TipoMonastic architecture
    ÉpocaSS. VII-VIII
    Estado de ConservaçãoRegular
    Grau de proteção legal
    Endereço para correspondência
    Coordenadas39°33′47″N - 9°05′22″O
    Propriedade, dependênciaPrivate property
    Possibilidade de visitas do público em geral ou apenas de especialistas
    It has no visiting conditions.
    Necessidades de conservação
    Sim
    Horários e condições de visita
    Valor do ingresso
    Trabalho de pesquisa em andamento
    Acessibilidade
    Sinalização se está inscrito na rota
    Bibliografia
    CABALLERO, LUIS, ARCE, FERNANDO, UTRERO, MARIA DE LOS ÁNGELES, «São Gião de Nazaré (Portugal). Un tipo original de iglesia», Arqueología de la Arquitectura, nº 2, Vitoria - Gasteiz, Universidad del Pais Vasco / CSIC, 2003, 75-79.
    SCHLUNK, HELMUT, «La iglesia de S. Gião cerca de Nazaré», II Congresso Nacional de Arqueologia, Coimbra, 1971, 509-528.
    VídeosYoutube
    Sites de informaçãocm-nazare.pt
    LocalizaçãoQuinta de São Gião, freguesia de Famalicão (Nazaré)